quarta-feira, 31 de julho de 2013

Honda CG recebe alterações para linha 2014

  A moto mais vendida do Brasil, a Honda CG recebeu diversas alterações em seu modelo 2014. O design é novo desde o conjunto óptico, passando pelas carenagens laterais no tanque de combustível até chegar à lanterna traseira. Seu chassi ficou mais leve, a posição de pilotagem mudou e a espuma do banco também.

  O modelo ainda ganhou painel digital em todas as suas versões. Entretanto, as opções de motores mantiveram-se as mesmas: monocilíndrico de 125cc a gasolina alimentado por carburador; ou de 150cc bicombustível com injeção eletrônica.

Desenho harmonioso

Em sua oitava geração desde que foi lançada em 1976, os modelos da linha CG continuam divididos em três famílias: CG 125 Fan; CG 150 Fan e CG 150 Titan. Apesar da motorização diferenciada, agora todas têm o mesmo conjunto óptico, diferentemente do modelo em produção atualmente. Porém, detalhes de acabamento e grafismos as diferenciam.

O farol em formato poligonal traz uma pequena cobertura com uma novidade embutida: painel completamente digital em todas as versões. O tanque ganhou pequenas carenagens (exceto na versão KS, a mais básica). A tampa lateral mudou e a rabeta tem novo formato. A lanterna traseira ganhou desenho inédito e uma lente que tenta se passar por LEDs, “enganando” muito bem, vale dizer.
Muito em função do conjunto óptico remodelado, todo o desenho da Honda CG parece mais harmonioso e moderno, além de remeter aos modelos maiores da Honda, como a CB 300R.

Ciclística mais leve

O chassi, redesenhado, tem novos materiais em sua estrutura e perdeu 3,8 kg em relação ao modelo anterior. A geometria da coluna de direção
também foi levemente alterada para dar mais agilidade nas mudanças de direção e a posição de pilotagem mudou
.
As versões de 150 cc ganharam novos amortecedores com 5 mm a mais curso. Na dianteira, garfo telescópico convencional com 135 mm de curso; e sistema bichoque com 106 mm de curso na traseira. Os pneus Pirelli City Dragon são outra novidade. Mantiveram as mesmas medidas (80/100 – 18 na frente e 90/90 – 18 atrás), mas tem novo desenho e composto. Na versão CG 150 Titan EX, top de linha que usa rodas de liga-leve, os pneus têm agora construção radial e são sem câmara.

O freio a disco na roda dianteira foi dotado de um novo flexível, que expande, e pretende assustar menos os pilotos inexperientes. “Por má preparação, em alguns locais o pessoal tinha medo do freio a disco”, revela Guedes Jr. Outra boa notícia é que o freio a disco está disponível agora também na linha de 125cc como opcional e passou a ser de série em todas as versões de 150cc. Na roda traseira, o tradicional sistema de freio a tambor com 130 mm de diâmetro.

Primeiras impressões

Tivemos o primeiro contato com as novas Honda CG – Fan e Titan – no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Recife (PE). O clima não ajudou muito pela manhã, já que a chuva não deu trégua, mas mesmo assim fizemos um teste em pista fechada.

O que se nota em todas as versões é a mudança na posição de pilotagem. As pernas vão mais bem encaixadas ao tanque e o banco é, de fato, mais macio. O painel digital oferece boa visualização – na Fan 125 traz apenas velocímetro e hodômetros; na Fan 150 conta com mostrador de combustível, luz de injeção eletrônica e a luz do sistema Flex, agora chamado de Flex One; já na linha Titan, a cor da luz do painel é azul e, além das informações acima citadas, traz ainda um relógio.


Na prática, a Fan 125 não mudou muito: apenas parece mais ágil e leve e função do novo quadro. Já na linha de 150cc – Fan 150 e Titan 150 – os novos amortecedores com mais curso absorvem melhor as imperfeições do piso e também ficou mais estável em curvas de alta velocidade. Em um zigue-zague montado nas pistas de testes, percebe-se mais agilidade da nova CG 150 em função da geometria alterada da coluna de direção e também do peso menor do conjunto.

Outra boa novidade que pudemos experimentar na chuva foi o trabalho dos novos pneus Pirelli City Dragon em piso molhado: principalmente em frenagens transmitem mais segurança.
A mudança no freio a disco também pode ser notada. Ao acionar o manete do freio dianteiro, o sistema demora um pouco mais a atuar, dando a impressão de ser um pouco mais “borrachudo”. Mas, sinceramente, não há grande diferença de funcionamento. Na CG Titan antiga, a “mordida” da pinça é mais instantânea.

Mercado

Em um momento de queda nas vendas de motos no Brasil – cerca de 12% no primeiro semestre de 2013 – novidades no modelo mais vendido do segmento pode trazer novos compradores às concessionárias da marca. Ainda mais se tratando de uma motocicleta consagrada como a Honda CG. O modelo 2014 traz itens inéditos para a categoria utility até então, como painel completamente digital, além de novas versões com opções para todos os gostos e bolsos.

A Linha CG 2014 estará à disposição na rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto para a linha 150 e segunda quinzena de setembro a família 125. Nas cores preto, vermelho e amarelo, a CG 125 Fan tem preço público sugerido de R$ 5.490 (KS), R$ 6.100 (ES) e R$ 6.250 (ESD). Já o modelo CG 150 Fan, disponível nas cores preto, vermelho e azul, será comercializado por R$ 6.750 (somente na versão ESDi).

Nas cores vermelho, preto e branco, a CG 150 Titan chega ao mercado por R$ 7.320 (ESD) e R$ 7.830 (EX). A versão da CG Fan 150 ESDi ficou R$ 70 mais barata que sua antecessora. As demais motos tiveram um aumento entre R$ 100 e R$ 200. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. 

Ficha técnica


Honda CG 125 Fan

Motor OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 124,7 cm³
Potência máxima (declarada) 11,6 cv a 8.250 rpm
Torque máximo (declarado) 1,06 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final por corrente
Alimentação Carburador
Partida Elétrica (a pedal na versão KS)
C x L x A 1.980 x 737 x 1.062 mm
Peso a seco 106 kg (106 kg a KS)
Tanque de combustível 15,4 litros


Honda CG 150 Fan

Motor OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 149,2 cm³
Potência máxima (declarada) 14,2 cv a 8.500 rpm (14,3 cv com etanol)
Torque máximo (declarado) 1,32 kgf.m a 6.500 rpm (1,45 kgf.m com etanol)
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final por corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
C x L x A 1.996 x 739 x 1.086 mm
Peso a seco 115 kg
Tanque de combustível 16,1 litros


Honda CG 150 Titan

Motor OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 149,2 cm³
Potência máxima (declarada) 14,2 cv a 8.500 rpm (14,3 cv com etanol)
Torque máximo (declarado) 1,32 kgf.m a 6.500 rpm (1,45 kgf.m com etanol)
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final por corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
C x L x A 1.996 x 739 x 1.086 mm
Peso a seco 115 kg (116 kg na versão EX)
Tanque de combustível 16,1 litros